ENVIE O SEU PEDIDO
DE INFORMAÇÕES PARA:


info@susdesign.org
T. +351 212 417 259

DESIGN FOR
SUSTAINABILITY

CURSO @
Centro de inovação
da mouraria

Datas
22 e 23 de Abril

DURAÇÃO
15 horas

HORÁRIOS
9:30 h - 13 h
14:00 - 18 h

PROGRAMA
Para download (PDF)


PREÇO
150€

PAGAMENTO
PT50 0035 0388 00001218530 78
IBAN / CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS

DESIGN FOR


SUSTAINABILITY


CURSO
@ centro de inovação da mouraria


APRESENTAÇÃO:

Preparar empresas, designers e estudantes na aplicação de conceitos, estratégias e metodologias de “Ecodesign”, “Circularidade” e “Design para a Sustentabilidade” é o principal objectivo do curso “D4S – Design for Sustainability”.

D4S é um curso preparado pela SUSDESIGN, na sequência do mote “MOMENT FOR ACTION” lançado pela Organização das Nações Unidas na última cimeira mundial sobre as Alterações Climáticas em Paris, que estimula à necessidade da aplicação prática de conceitos, estratégias e metodologias em rumo a um Desenvolvimento mais Sustentável.

OBJECTIVOS:

- Desenvolver massa critica no âmbito do Design contextualizado no Desenvolvimento Sustentável.

- Reflectir sobre a problemática do Ecodesign e Design para a Sustentabilidade no contexto da actividade projectual.

- Fornecer os principais fundamentos, métodos e ferramentas de Ecodesign e Design para a Sustentabilidade.

- Desenvolver competências técnicas para a elaboração de projectos práticos de Design, ambientalmente, economicamente e socialmente sustentáveis.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
FORMADOR DO CURSO


Ana Mestre é Doutorada em Design para a Sustentabilidade, pela Delft University of Technology, na Holanda, Mestre em Bio energia pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciada em Design Industrial pelo IADE / Creative University.

Em 2001, iniciou o seu percurso profissional como investigadora de Ecodesign no INETI – Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, tendo sido uma das primeiras designers / investigadoras nacionais a dedicar-se à área. Em 2004, foi convidada para regente e professora de Design para a Sustentabilidade no IADE / Creative University. Em 2005 fundou a SUSDESIGN, atelier de design e investigação na área do Design para a Sustentabilidade. É directora e fundadora da marca CORQUE DESIGN.

Desde de 2006, que concilia a sua actividade profissional com a atividade de Investigação no “Design for Sustainability Program” na Universidade de Delft na Holanda.

Autora de 5 livros na área do Design para a Sustentabilidade e de várias publicações na área, participou como autora convidada no Manual “D4S – Design for Sustainability – Global Guide”, editado pela UNEP (United Nations Environmental Program). É também co-autora do livro “Eco-efficient value creation, Sustainable strategies for the Circular Economy”, editado pela Sustainable Design Series, Delft University of Technology.

Nos últimos anos foi consultora coordenadora na área da Sustentabilidade em projetos internacionais, entre outros, para a New York City (2011), para o programa INTERREG IVC da Comissão Europeia (2012-2014) e para a rede lusófona SUSVISION – Visões Lusófonas do Design para a Sustentabilidade (2011-2012)